quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Filosofia: feita para abrir mentes, mas...


Não entendo uma coisa: por que que todas as pessoas que lêem Nietzsche se tornam tão cretinas perante à religião? A maioria das pessoas que conheci que são leitoras de Nietzsche se tornam tão tolas, tão bobas e falam nada com nada. Parece que quando lêem Nietzsche, acabam pensando "sou o cara mais inteligente do mundo, então eu sou ateu". Teve um que disse "graças à Deus que sou ateu". Acham bonito ser ateu.
Por que eu dise isso? Foi uma coisa que vi no Orkut que me deixou indignada: um cara criou uma enquete com a figura de uma mula sem cabeça e escreveu "complete a figura" e colocou a foto de um monte de gente, dentre eles, Jesus. Daí uma moça pergunta "por que Jesus?" e ele responde: "por acaso você não leu FRIEDRICH NIETZSCHE? (isso mesmo, com letras maiúscula e tudo) Ele diz que Cristo e Cristianismo são idiotices".
Mas desde quando eles pegaram a bíblia para ler? Nietzsche leu a bíblia e nasceu numa família cristã. Se ele criticou alguma coisa, ele soube o que criticar. Por que as pessoas que lêem Nietzsche não lêem a bíblia para tirar suas próprias conclusões? Ver com seus próprios olhos que Nietzsche estava certo ou se estava errado? Parece cômodo às pessoas que lêem apenas uma coisa (que isso não justificaria ser ateu) e depois ser ateu só porque surgiu um filósofo que era orgulhoso e cheio de si.
A filosofia não foi feita para fechar a mente das pessoas num mundinho, pelo contrário, foi feita para expandir a mente humana. Se caso não sabem, a religião também é uma filosofia de vida então, por que ignorá-la? Na igreja que freqüento (Igreja de Jesus Cristo Santos dos Ultimos Dias), eles exigem que você lê algo fora da religião, para não ficar nesse mundinho apenas religião e Deus, principalmente para que as pessoas não ficam "alienadas" com religião, mas é engraçado que as mesmas pessoas que se julgam inteligentes por ler Nietzsche, acabam se alienando com palavras de um cara que, infelizmente, morreu louco.

Não pensem assim! Não deixe que apenas uma leitura te faça julgar o que é certo. Busque o certo e o errado. Não digo que ler Nietzsche seja errado (se eu falasse que leitura é errado, me matem por heresia) mas também não é certo que fique com a idéia fixa em uma coisa. Deus existe sim e Ele mostra existente apenas para as pessoas que Nele crê de verdade. Ele não é nosso amigo imaginário. Eu posso dizer isso com toda a confiança...

Portanto, "ai dos gentios , se endurecerem o coração contra o Cordeiro de Deus"!
1 Nefi - 14: 6

Nenhum comentário: