quarta-feira, 19 de março de 2008

Selamento no Templo - FAQ

Sempre quando vou falar de vestido de noiva ou alguma coisa, eu não falo que "vou casar", mas que vou fazer "um selamento no templo". E muitos ficam com uma cara de interrogação.
Por mero acaso, encontrei esse texto do site oficial da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias falando sobre esse momento tão importante na vida de um casal. O texto é grandinho, mas acredito que irá gostar. O texto está bem explicadinho pelo Richard G. Scott do Quórum dos Doze Apóstolos e tirará todas as dúvidas, mas responderei algumas perguntinhas básicas que o povo sempre faz:

- Selamento no Templo? Que isso?

Nós acreditamos que nossas famílias viverão para sempre, então, o casal faz um Selamento do Templo para receber uma bênção de Deus e contituir uma família bacana e feliz. Para isso, é preciso seguir seus mandamentos. Nossa igreja acredita muito nisso. Num texto que encontrei num site chamado Igreja Mormon.com, explica:

A cerimônia de selamento é chamada dessa forma porque é realizada pela autoridade de selar nos céus o que é selado na Terra. Um selamento une um marido e uma mulher em um casamento eterno. Essa é a ordenança de “coroamento” do templo Mórmon e é necessária para obter grandes honras dadas pelo Senhor a humanidade. Este também é um convênio o qual promete bênçãos aos obedientes. Muitos países permitem que a cerimônia de casamento no templo da Igreja Mórmon seja feito juntamente com o casamento civil e isso é chamado de Casamento no Templo. Crianças nascidas de um casal selado por essa cerimônia já estão selados a seus pais. Se um casal já havia sido casado civilmente e depois são selados para a eternidade em um templo Mórmon por essa mesma cerimônia, seus filhos nascidos antes do selamento, ou que sejam legalmente adotados, participam da cerimônia para ser selados a seus pais. A cerimônia de selamento pode ser realizada também por procuração para o falecido por qualquer pessoa que já recebeu o seu endowment.

Aqui também explica muito bem.

- E o vestido? Você apanhou tanto pra encontrar...
É que o templo é um lugar sagrado e o vestido de noiva tem que ser no estilo "recatado", ou seja: mangas longas e decote alto. Bem tradicional, bem formal e nada sexy, como nos atuais vestidos de noivas. Eu até me preocupei em encontrar um mas a própria igreja fornece. Então, sem problemas.


- Então você vai selar no templo assim que sair seu casamento no civil?
Ainda não. Eu tenho que ficar bem firme na igreja por um ano (me batizei nesse mês então, vai demorar um bocadinho). Depois disso, farei uma entrevista com o bispo e com o presidente da estaca para ver se posso visitar o templo e fazer meu selamento. Como o templo é um lugar bem sagrado (ressalto), não é qualquer um que entra lá. Depois de ter a permissão para entrar, ganharei uma autorização para visitar qualquer templo do mundo por dois anos. Bom, bem difícil visitar todos os templos do mundo, não?


- Então eu não vou te ver no templo?
Só do lado de fora, no jardim, mas dentro do templo, não. Mesmo assim, o jardim é bem bonito! Se para um membro entrar precisa de uma entrevista, imagine um não-membro!

- Mas se você casar antes de selar no templo? Pode morar com seu marido?
Claro que posso! Para os homens, eu sou casada e a lei dos homens também vale dentro da igreja.


Essa é o templo de São Paulo.
Só no ano que vem poderei visitá-lo por dentro.


Um comentário:

Unknown disse...

Ola... tudo bem.. =D por que só o ano que vem vc vai poder visitar o templo opr dentro?